Segunda-feira, 5 Agosto, 2019
Nota à Comunicação Social
Governo desbloqueia verba de 5,3 milhões de euros para Hospital de Santo Tirso
Nota à Comunicação Social
O Governo vai investir cerca de 5,3 milhões de euros para requalificar o Hospital de Conde de São Bento – Unidade de Santo Tirso, do Centro Hospitalar do Médio Ave. O anúncio do Executivo veio em resposta a uma pergunta feita pelos deputados do PS eleitos pelo círculo do Porto, cujo primeiro subscritor foi o socialista Fernando Jesus.
Os parlamentares do PS recordaram que, durante o anterior Governo de direita, “foi anunciada a intenção de entregar a gestão do Hospital de Santo Tirso à Santa Casa da Misericórdia”. Ora, esta decisão mereceu a contestação das populações e das autarquias por “colocar em risco o futuro do Serviço Nacional de Saúde”, culminando com o parecer negativo do Tribunal de Contas, explicam.
“O atual Governo procedeu à reversão deste processo, mantendo o Hospital de Santo Tirso sob gestão do Serviço Nacional de Saúde”, sublinharam os socialistas, acrescentando que “foram anunciadas várias medidas urgentes, entre as quais um investimento de requalificação das atuais instalações e a construção de um novo edifício com vista a aumentar e melhorar o internamento, designadamente no que toca à área da saúde mental”.
Na pergunta, os deputados socialistas apontaram para um investimento de 4,6 milhões de euros, valor que já tinha sido aprovado pelo Ministério da Saúde, havendo apenas necessidade de desbloqueio da verba por parte do Ministério das Finanças.
No entanto, o Ministério das Finanças revelou, em resposta ao Grupo Parlamentar do PS, que vai desbloquear um total de 5,3 milhões de euros, sendo que, em 2019, o investimento vai ser de 500 mil euros. No próximo ano de 2020 o montante será de dois milhões de euros, e, em 2021, o investimento rondará os 2,8 milhões de euros.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 05 de agosto de 2019