Segunda-feira, 21 Setembro, 2020
Nota à Comunicação Social
GPPS apresenta voto de congratulação pela doação do acervo de Paulo Mendes da Rocha à Casa de Arquitetura – Centro Português de Arquitetura
Nota à Comunicação Social
O Grupo Parlamentar do PS entregou na Assembleia da República um voto de congratulação pela doação do acervo do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha à Casa de Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, em Matosinhos.
Paulo Mendes da Rocha, que se segue a Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne e Carrilho da Graça, ao escolher o Centro Português de Arquitetura como destino do seu acervo “também transmite, a Matosinhos, ao País e ao Mundo, uma mensagem de confiança em relação à forma como a sua obra será cuidada, tratada e divulgada”, lê- se na iniciativa, que tem como primeiro subscritor o deputado matosinhense Pedro Sousa.
A Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, é uma instituição sem fins lucrativos, inaugurada em 2017, dedicada exclusivamente à arquitetura, que alia as três importantes valências de arquivo, tratamento e exposição, facto que lhe confere a singularidade reconhecida.
A doação engloba todo o material produzido durante a vida profissional do arquiteto, ou seja, cerca de 8.800 itens, relativos a mais de 320 projetos (6.300 desenhos analógicos, 3.000 fotografias e várias maquetes).
“Trata-se de um património muito valioso que, indubitavelmente, contribuirá para o reforço da notoriedade e excelência internacional de Portugal”, salienta-se no voto, que será debatido e votado na próxima reunião da Comissão de Cultura.
A ser aprovado, como espera o GPPS, este voto representará a congratulação da Assembleia da República “pela doação do acervo de Paulo Mendes da Rocha à Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, reconhecendo a importância desta instituição no tratamento, arquivo e divulgação do património arquitetónico”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 21 de setembro de 2020