Quarta-feira, 23 Maio, 2018
Nota à Comunicação Social
GPPS quer recuperar o Mondeguinho
Nota à Comunicação Social
Os deputados do PS Carlos César, Santinho Pacheco e Maria Antónia Almeida Santos recomendaram ao Executivo a elaboração e execução urgentes de um projeto de salvaguarda e valorização da nascente do rio Mondego, o Mondeguinho, nas suas componentes patrimonial, ambiental, florestal, cultural e arquitetónica, para se devolver ao local o simbolismo que justifica e merece, como marca do turismo da Serra da Estrela e identidade de toda a região Centro.
Tal como recordam os socialistas no documento, que tem como primeiro subscritor o presidente do Grupo Parlamentar do PS, “o último arranjo da esplanada da nascente do Mondego terá ocorrido nos anos 50 do século XX”.
Ora, nos últimos anos a degradação do local acentuou-se. “O lixo marca o espaço e o vandalismo, a falta de civismo, transformam um lugar simbólico para todo o Vale do Mondego numa apagada e vil tristeza, que nos envergonha a todos”, lamentam.
Os deputados lembram ainda os incêndios do ano passado, que destruíram toda a área florestal envolvente.
| “É preciso reagir e reabilitar este monumento natural numa área classificada de reserva integral, de enorme valor ambiental”
Os parlamentares deixam, assim, o alerta de que “o Estado e as autarquias têm pela frente o desafio da recuperação arquitetónica e a conservação paisagística do Mondeguinho, dando-lhe visibilidade e dignidade”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 23 de maio de 2018