Nota à Comunicação Social
Hortense Martins considera criação do Centro de Inovação do Turismo na Covilhã um bom exemplo de proximidade com o interior
Nota à Comunicação Social
A deputada do PS Hortense Martins congratulou-se hoje com o anúncio do ministro Adjunto e da Economia da criação do Centro de Inovação do Turismo na Covilhã, um organismo público que ficará sedeado nas antigas instalações dos correios no centro da cidade.
“Este anúncio, em termos nacionais, demonstra um outro posicionamento nas políticas públicas”, já que mostra a vontade do Executivo de estabelecer “proximidade com o território”, frisou a parlamentar eleita pelo círculo de Castelo Branco, durante a audição do governante na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.
Hortense Martins considerou o setor turístico “estratégico”, com grande impacto nas exportações e “na questão da diversificação dos mercados na própria consolidação e sustentabilidade do turismo”.
Para a parlamentar do PS, “cabe aos governos o exercício de políticas públicas que promovam objetivos estratégicos que tenham impacto na vida das pessoas. De facto, este Governo teve, desde logo, como objetivos a promoção do crescimento, a criação de emprego e maior coesão social e territorial”. E a abertura do Centro de Inovação do Turismo numa cidade do interior é um bom exemplo.
O ministro Pedro Siza Vieira revelou que o centro “vai estar associado a empresas e à Universidade da Beira Interior, no sentido de proporcionar, com recursos próprios instalados na Covilhã, a capacidade de ter inovação e transferi-la para o tecido empresarial”. “No setor turístico, ao nível da qualidade da oferta, da diversificação de produtos turísticos, dos modelos de gestão, dos modelos de formação de recursos humanos há espaço para a inovação”, garantiu.
Segundo o governante, a criação deste centro está enquadrada na “estratégia nacional para a inovação que pretende que em 2030 haja 3% de Produto Interno Bruto em investigação e desenvolvimento”.
Hortense Martins não deixou de cumprimentar o ministro pela reunião que decorreu esta semana na Secretaria de Estado de Valorização do Interior, em Castelo Branco, “mais um serviço de deslocalização do Governo para o interior”.
Governo prepara campanha promocional nos aeroportos para turistas britânicos
Sobre o plano de contingência para o ‘Brexit’, a parlamentar socialista alertou que “Portugal tem que demonstrar que está preparado”. Ora, o Reino Unido é um mercado importante para Portugal também a nível do turismo, sublinhou Hortense Martins.
Respondendo à deputada do PS, Pedro Siza Vieira disse que o Executivo identificou “a necessidade de, nos aeroportos de maior afluxo de turistas britânicos – Faro e Funchal –, ter canais dedicados para que não se confundam com os outros passageiros extracomunitários e possamos evitar uma perturbação nos fluxos”. “Temos que mostrar aos turistas britânicos que a experiência de viajar para Portugal continuará a ser exatamente aquela que eles conhecem e para isso vamos fazer uma campanha promocional muito importante”, anunciou.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 16 de janeiro de 2019