Nota à Comunicação Social
Hortense Martins destaca importância do Centro de Contacto da Segurança Social na resposta às empresas e cidadãos
Nota à Comunicação Social
A deputada do PS Hortense Martins sublinhou a “grande diferença” que se faz sentir no País quanto ao atendimento da Segurança Social, em oposição com aquilo que existiu no passado aquando do encerramento do Centro de Contacto da Segurança Social”.
Trata-se de um “projeto fundamental” para o atendimento da Segurança Social no País, “que foi criado em Castelo Branco de forma descentralizada no nosso território” e que, lamentavelmente, “foi encerrado pelo anterior Governo” do PSD/CDS-PP com “perdas elevadíssimas para os cidadãos e para as empresas, que deixaram de poder ter qualquer contacto com a Segurança Social”, apontou, recordando que este esteve encerrado durante quatro anos e reabriu em novembro de 2017.
Deste modo, a deputada do PS eleita pelo círculo de Castelo Branco felicitou mais uma vez o Executivo socialista por ter reaberto o Centro de Contacto da Segurança Social, que incorpora um mecanismo de atendimento automático para as respostas mais diretas e imediatas, assegurando a triagem dos restantes contactos, sejam eles telefónicos ou por correio eletrónico.
Hortense Martins realçou o trabalho que tem sido feito, e em jeito de balanço, referiu os “números impressionantes”, de mais de um milhão de chamadas atendidas, exatamente 1.066.946 desde 27 de novembro de 2017. “Foram atendidas 8.167 chamadas em média por dia”, precisou.
Modernização dos serviços públicos para os tornar mais inclusivos
Durante a audição da ministra da Presidência na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, a parlamentar socialista frisou, também, a importância do programa Simplex, que “diz respeito a uma simplificação para a vida das pessoas e das empresas, e uma melhoria da eficácia da nossa administração pública”.
Um exemplo dado foi o novo Simulador de Pensões, uma medida importante que tem simulações automáticas e à medida e que já registou mais de um milhão e duzentos mil simulações. Destaque também para a Declaração de Remunerações para a Segurança Social Interativa, que foi uma das medidas avaliadas pela Universidade Nova, que concluiu representar uma “poupança estimada para as empresas em custos administrativos de cerca de 260 milhões de euros.
Hortense Martins aproveitou para salientar que “Portugal é o país que mais subiu no ranking mundial da competitividade, subindo seis lugares para a 33ª posição. Este resultado reflete a melhoria da avaliação da economia nacional nas quatro dimensões avaliadas: a performance económica, eficiência governamental, eficiência nos negócios e infraestruturas.”
Depois de elogiar este programa, que é reconhecido em Portugal e no estrangeiro pela sua ambição reformadora, a deputada aproveitou ainda para questionar a ministra acerca do novo programa recentemente lançado, o Simplex 2018 que tem duas medidas inovadoras: A medida Contrata I&D + Simples e o Optimizador de Investimento. Em relação a esta última medida a deputada solicitou esclarecimentos, “no sentido de aprofundar o racional de construção de importante instrumento para apoiar as empresas a escolher a sua localização e a forma que poderá ter em conta as politicas públicas de coesão territorial, fazendo deste modo uma referência às políticas de atração de investimento para o interior”, uma luta constante da deputada eleita por Castelo Branco.
A ministra Maria Manuel Leitão Marques revelou à deputada do PS que a modernização dos serviços públicos e o Simplex têm sempre a preocupação de “tornar os serviços mais simples e eficazes, e torná-los mais inclusivos”. “O grande desafio em termos de Simplex é substituir o cidadão e as empresas no cumprimento das suas obrigações quando isso é possível”, referiu.
A governante clarificou ainda que o Optimizador do Investimento é uma medida que está a ser estudada sendo uma proposta da AICEP e do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Esta ferramenta agrega diversos indicadores de diferentes fontes e entidades e, no final, permitirá criar rankings para cada investimento específico que o utilizador define. “Posso querer estar perto de uma via férrea, de uma via rodoviária, de um porto”, exemplificou a ministra.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 16 de julho de 2018