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Publicado por adminpp em 8 de Abril 2019
Categorias
  • Data8 de Abril 2019
Grupo Parlamentar do PS
Segunda-feira, 8 Abril, 2019

Nota à Comunicação Social

Hortense Martins incita Governo a continuar reforço de serviços de proximidade

Nota à Comunicação Social

A deputada do PS Hortense Martins destacou, durante a audição da ministra da Presidência e Modernização Administrativa na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização, que o Governo socialista tem apostado nos serviços de proximidade aos cidadãos, “numa administração mais próxima, mais eficiente”, contrariando o que foi feito pelo anterior Executivo de direita, que tentou reduzir estes serviços. 

“Este Governo tem tentado imprimir uma cultura de inovação no setor público e fazer com que a administração pública se posicione com maior proximidade relativamente aos serviços prestados aos cidadãos e às empresas”, frisou a deputada eleita pelo círculo de Castelo Branco. 

Hortense Martins recordou o “trabalho intenso” que tem sido desenvolvido entre o Executivo e as autarquias e apontou o exemplo das Lojas do Cidadão, “que têm sido inauguradas por esse país fora, quer no litoral, quer no interior, reforçando este papel de proximidade”. 

“Não posso deixar de referir que voltámos a ter mais Lojas do Cidadão a uma intensidade que já houve quando este programa arrancou no anterior Governo do PS”, congratulou-se a parlamentar, que lembrou, no entanto, que foi “quase parado” e “reduzido” pelo Governo PSD/CDS. Nessa altura, só abriram cinco lojas e foram encerradas algumas que “fazem bastante diferença”, como é o caso da loja dos Restauradores, em Lisboa. 

“Mas também não posso deixar de referir o alargamento dos canais de atendimento, como o facto de se ter reaberto o Centro de Contacto da Segurança Social”, localizado em Castelo Branco, “que foi encerrado pelo anterior Governo e que em boa hora foi reaberto” pelo atual Executivo. Hortense Martins sublinhou que, “sendo um centro nacional, é também um exemplo da descentralização feita por este Governo em serviços fulcrais”. Segundo a socialista, o Centro de Contacto da Segurança Social, estando situado fora de Lisboa, pode servir na mesma o país e os cidadãos. 

Cidadãos com dificuldade de acesso a tecnologias não podem ser esquecidos 

Hortense Martins destacou ainda o papel da inovação na administração pública, onde o Governo tem apostado, “desde logo quando avançou com o projeto GovTech”. Para a parlamentar, “a questão das startups é também uma marca deste Governo e é um sinónimo da dinâmica do país, da regeneração do tecido económico e daquilo que os nossos empresários têm feito num esforço que diz respeito não só aos empresários que estão mais consolidados, mas também na senda do empreendedorismo e dos jovens empreendedores”. 

A deputada do PS alertou depois a governante para a questão do atendimento presencial, que continua a ser crítica: “Por um lado, evoluímos num serviço digital, na informatização”; e, “por outro lado, temos de continuar a ter a perspetiva de não deixar nenhum cidadão para trás e ter em conta que há cidadãos que têm mais dificuldade de acesso”. 

Neste sentido, Hortense Martins focou a questão dos atendimentos “críticos e das filas de espera nas Lojas do Cidadão, nomeadamente no IMT”. Tem havido uma grande afluência, principalmente nas lojas de Lisboa, devido a alguns fenómenos como a troca de título de condução estrangeiro, por causa do ‘Brexit’, e o número cada vez maior de cidadãos estrangeiros a viver em Portugal, “que precisam de um atendimento específico” e procuram o atendimento presencial. A socialista notou, no entanto, que muita gente desconhece a senha online, o que impediria filas de espera tão grandes.

 

Gabinete de Imprensa GPPS 

Lisboa, 08 de abril de 2019

 

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