Nota à Comunicação Social
João Castro congratula-se com ampliação da pista do Aeroporto da Horta no OE
Nota à Comunicação Social
O deputado açoriano do PS João Azevedo Castro congratulou-se hoje por, pela primeira vez, um Governo da República formalizar no Orçamento do Estado (OE) a intenção de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, no respeito pelas recomendações da Organização Internacional da Aviação Civil.
Durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, na Assembleia da República, o socialista explicou que, desta forma, o Executivo do PS “vai de encontro aos anseios das populações locais, às posições assumidas pelos órgãos de Governo próprio, da Região Autónoma dos Açores, bem como às recomendações apresentadas pelas diferentes bancadas aqui presentes e aprovadas por unanimidade”.
João Azevedo Castro considerou depois que as propostas de alteração – do PSD e do CDS – pretendem desvalorizar a iniciativa. Ora, os partidos da direita esqueceram-se que “deixaram a TAP, ainda pública, abandonar a rota da Horta; que omitiram esta necessidade do caderno de encargos da privatização da ANA; e que rejeitaram esta oportunidade pela voz do então primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] no salão nobre da Câmara Municipal da Horta”, denunciou.
Segundo o parlamentar socialista, PSD e CDS “correm atrás do prejuízo, como se tivessem dado algum contributo para que este objetivo se concretizasse, reforçando que, afinal sabiam o que se devia fazer, e sabem que deviam ter feito mas que, em boa verdade, não fizeram”.
Perante todas as bancadas, João Azevedo Castro asseverou: “O jogo de palavras tem perna curta”.
O atual Governo, “em boa hora, corrige o caminho assumindo-se como parte da solução”, apontou.
Por isso, João Azevedo Castro felicita o Executivo pela proposta que, “pela primeira vez, dá corpo a um objetivo desta relevância, perseguindo a continuidade territorial e a mobilidade em todo o território nacional”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 26 de novembro de 2018