Nota à Comunicação Social
João Castro congratula-se com avanços na reciprocidade entre serviços nacional e regional de Saúde
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS eleito pelos Açores João Castro congratulou-se com os avanços dados na salvaguarda dos cuidados de saúde aos residentes na Região Autónoma dos Açores que recebam tratamento em unidades de saúde do continente. Segundo o deputado, trata-se de um assunto que está no bom caminho e antevê uma solução em breve.
“É com agrado que o Grupo Parlamentar do PS regista os avanços na resolução desta questão”, afirmou, esta manhã na Assembleia da República, durante uma audiência com o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, lembrando que o pretendido ficou inscrito no Orçamento de Estado de 2018. “Trata-se de uma situação que ninguém consegue compreender que se tivesse arrastado tanto tempo”, disse, revelando que essa articulação deveria ser óbvia, tratando-se de numa matéria desta importância.
João Castro aproveitou, porém, para solicitar um ponto da situação deste dossier. “Pretende-se que esses cuidados sejam prestados em igualdade de circunstâncias a qualquer cidadão nacional, pelo Serviço Nacional de Saúde”, recordou, assegurando também, obviamente, a reciprocidade dos cuidados prestados pelo Serviço Regional de Saúde a não residentes nos Açores. “Sabemos que já há trabalho desenvolvido e que foi constituído um grupo de trabalho, que já tem trabalho concretizado, nomeadamente com o reconhecimento das situações existentes”, afirmou.
O socialista açoriano recordou também que o ministro esteve recentemente nos Açores onde assinou um memorando de entendimento entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Regional da Saúde do Governo dos Açores e questionou o governante sobre a calendarização dos trabalhos em curso bem como sobre os avanços considerados na articulação, que se impõe, entre o Serviço Nacional de Saúde e o Serviço Regional de Saúde.
Nota: Fotografia do deputado João Castro em anexo e link para a intervenção vídeo: https://youtu.be/yv51WBdK8kc
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 20 de junho de 2018