Nota à Comunicação Social
João Castro debateu as alterações climáticas em sessão do Parlamento dos Jovens nos Açores
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS na Assembleia da República João Castro esteve esta semana na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para participar na sessão distrital do Parlamento dos Jovens. No evento, cujo tema escolhido para este ano foi ‘Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global’, o socialista registou um “forte dinamismo e interesse de todos os jovens participantes”.
A iniciativa, promovida pela Assembleia da República, contou com a presença de alunos-deputados de 29 escolas secundárias e profissionais das várias ilhas dos Açores. O objetivo da sessão foi, segundo explicou o deputado, “incentivar os mais novos a desenvolverem uma maior participação cívica no contato com os mecanismos decorrentes do processo legislativo, como eleger e ser eleito, assim como a defensa de ideias e projetos, nesse contexto”.
Foram eleitos as escolas e os alunos que representarão a Região Autónoma dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, prevista para o próximo mês de maio na Assembleia da República, em Lisboa.
“Trata-se de uma iniciativa que visa aproximar os jovens do processo representativo em democracia, permitindo experienciar a função de deputado regional e nacional, explorar o funcionamento de órgãos de soberania e os temas da atualidade, nomeadamente as alterações climáticas, causas e consequências da atividade humana para a biodiversidade e sustentabilidade do planeta”, sublinhou.
O interesse dos alunos foi evidenciado pelas “questões diversas” que colocaram aos deputados presentes, “não só relacionadas com o tema em debate, mas também revelando curiosidade sobre o funcionamento do Parlamento e de outros órgãos do poder político”, frisou o parlamentar açoriano.
“Foram sessões muito participadas, resultante do trabalho de retaguarda supervisionado por professores e colaboradores que, ao longo do ano letivo, se envolveram, acompanharam e contribuíram para a preparação destas sessões”, resumiu.
O deputado do PS referiu ainda que esta é “uma forma de envolver os jovens despertando para a importância do debate e da participação política sobre questões de âmbito nacional e internacional”.
João Castro foi acompanhado por deputados regionais e pelo diretor regional da juventude, que coordena todo o processo nos Açores em sintonia com o Parlamento Regional.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 21 de março de 2019