Nota à Comunicação Social
João Torres participa em Nova Iorque em conferência sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU
O deputado João Torres, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, está a participar até 24 de Junho, numa conferência em formato de academia promovida pela Fundação Friedrich Ebert, em Nova Iorque, subordinada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030 da ONU.
Do programa constam sessões de trabalho com jovens líderes mundiais e contactos com responsáveis da ONU em múltiplos domínios. O tema central da iniciativa agrega os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU.
Formalmente adotada na cimeira de chefes de Estado e de Governo da ONU que teve lugar em Setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável integra 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável que abrangem as esferas económica, social e ambiental.
Tratando-se de uma agenda universal, assente em objetivos e metas a implementar por todos os países, as suas implicações vão muito além da Cooperação para o Desenvolvimento, pressupondo a integração dos Objetivos nos processos, agendas e ações nacionais, regionais e globais. Tal como os demais Estados-membro da ONU, Portugal está comprometido com as metas assumidas na Agenda 2030.
“Participar numa iniciativa em que partilharei com jovens líderes de vários continentes uma visão sobre a implementação da Agenda 2030 é um enorme privilégio, e poder fazê-lo também na sede das Nações Unidas constitui uma grande responsabilidade”, destaca João Torres. O deputado acrescenta ainda que “é necessário reforçar a divulgação da Agenda 2030 da ONU e a mobilização social em torno da sua concretização, uma vez que estão definidos globalmente 17 objetivos principais e 169 metas específicas que vinculam Portugal num horizonte superior a uma década”.
João Torres, secretário-geral da Juventude Socialista entre 2012 e 2016, tem dedicado a sua intervenção política a múltiplas causas, destacando a sustentabilidade como uma premissa fundamental da construção e implementação de políticas públicas.