Nota à Comunicação Social
Lara Martinho saúda investimento em segurança nos Açores
Nota à Comunicação Social
A deputada socialista eleita pelo PS Lara Martinho saudou esta semana o Ministério da Segurança Interna pelo investimento nesta área previsto para os Açores, que contrasta com os anos de esquecimento a que o arquipélago esteve votado nos tempos do Governo PSD/CDS. O investimento global previsto para as forças de segurança nos Açores no horizonte 2017-2021 (Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança) é superior a 5 milhões.
A açoriana, que falava durante a audição do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2019 na especialidade, lembrou que o caminho de recuperação do país tem sido acompanhado pelo investimento nos serviços do Estado que foram abandonados pelo anterior Governo PSD/CDS. “Nos Açores sentimos bem este abandono, um abandono transversal que afetou todas as ilhas e em particular os serviços e forças de segurança”, afirmou.
Lara Martinho garantiu que a situação mudou e que este Governo tem investido nos Açores, apesar de alguns não o quererem reconhecer. “Ao longo desta legislatura assistimos à concretização de um conjunto de investimentos nos serviços do Estado na Região Autónoma dos Açores”, lembrou, reconhecendo que, ainda assim, persistem “constrangimentos em esquadras de várias ilhas, nomeadamente na ilha do Corvo, em Ponta Delgada, na Ribeira Grande e Nordeste na ilha de São Miguel e em Angra do Heroísmo na ilha Terceira.”
A parlamentar recordou os investimentos no âmbito da Polícia de Segurança Pública, nomeadamente nas esquadras de São Roque do Pico, que ainda decorre, de Santa Cruz e Lajes das Flores, Velas e na Divisão Policial da Horta, superiores a 700 mil euros e pediu um ponto de situação destes investimentos.
Na resposta, a secretária de Estado Isabel Oneto reiterou que o investimento na Administração Interna nos Açores é um trabalho “em andamento” e em estreita cooperação com o Governo e autarquias regionais. O ministro anunciou ainda que 10% dos novos agentes da PSP em formação vão ser colocados nos Açores e assegurou que o concurso público para a esquadra da Ribeira Grande será lançado assim que a autarquia entregar o projeto.
Lara Martinho saudou ainda a prioridade dada neste orçamento à modernização da plataforma de atendimento do número único 112, em particular o alargamento das novas soluções tecnológicas aos Açores.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 09 de novembro de 2018