Sexta-feira, 18 Maio, 2018
Nota à Comunicação Social
Margarida Marques preocupada com condições de Escola D. Pedro I, em Alcobaça
Nota à Comunicação Social
A deputada do PS eleita por Leiria, Margarida Marques, quer saber se o Ministério da Educação tem intenção de intervir na escola D. Pedro I no sentido de melhorar as suas condições de funcionamento. E solicita ao Ministério a confirmação de que não há intenção de modificar a rede pública de escolas em Alcobaça nos próximos anos.
As questões de Margarida Marques surgem depois de ter visitado a Escola D. Pedro I, do agrupamento de escolas Cister, a convite da presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca. “Fui acompanhada nessa visita, para além da senhora presidente, de dirigentes e professores desta escola e do agrupamento de escolas a que a mesma pertence”, afirma, revelando ter observado o estado de degradação de algumas áreas como nas casas de banho ou no refeitório bem como em outros espaços.
Para além disso, “a escola tem condições limitadas para os seus alunos com exigência de condições especiais”, atesta. “Como escolas da sua geração, houve recurso a fibrocimento para proteções exteriores, que começa a entrar em estado de degradação”, refere ainda a socialista.
A parlamentar lembra que a escola não dispõe de intervenções estruturais há já 28 anos (apenas intervenções pontuais) e defende que “as condições diferenciadas das várias escolas do agrupamento levam a uma situação de desigualdade face aos alunos do mesmo sistema público”. Por estas razões, considera que deve o Governo informar o que pretende fazer a este respeito.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 18 de maio de 2018