Sexta-feira, 30 Novembro, 2018
Nota à Comunicação Social
Maria Augusta Santos foi a Bruxelas falar de Património Cultural
Nota à Comunicação Social
A deputada do PS eleita por Braga Maria Augusta Santos participou recentemente, em representação da AR, na Conferência Interparlamentar “Património Cultural Europeu”, que teve lugar em Bruxelas.
Num painel, em que interveio como oradora sobre o tema ‘Património, Educação, Ciência – contributos para o reforço da Identidade Europeia’, a parlamentar defendeu que “celebrar o Ano Europeu do Património Cultural” é asseverar a responsabilidade de Portugal na “exaltação das memórias.”
Sendo Portugal um país “aberto ao mundo”, a cultura deve ser tida em consideração como um “dos pilares da democracia e da identidade nacional”, assumiu.
Para a deputada de Famalicão, que pertence à Comissão de Educação, “o Património Cultural da União Europeia é a nossa identidade comum”, identidade essa composta pela “Educação e Ciência, os Cidadãos e o Património Cultural”.
“As sinergias entre a educação e as políticas públicas para o património cultural existem”, disse e por não se revelarem ainda suficientes, é preciso “cooperar mais”, mediante a “partilha de conhecimento, de aprendizagens, de valores, de recursos”, o que estimulará o “trabalho em rede”.
Com a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “a Europa deve ser esse farol de luz na área cultural e educativa”, afirmou ainda Maria Augusta Santos, que terminou com um apelo a uma ação política “na senda dos princípios que a forjaram [Europa]”, convocando todos para “reforçar a nossa identidade europeia assente na liberdade que ela pressupõe”.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 30 de novembro de 2018