Nota à Comunicação Social
Ministro anuncia certificação para uso civil das Lajes em julho deste ano
Nota à Comunicação Social
“O processo de certificação para uso civil da Base das Lajes é importante para o aumento da flexibilidade da utilização civil e para potenciar o aumento do tráfego aéreo, o que irá contribuir para a dinamização da economia da ilha Terceira”, defendeu hoje a deputada do PS Lara Martinho durante a audição do ministro do Planeamento e das Infraestruturas na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas. Por isso, a socialista lembrou a assinatura do protocolo entre os Ministérios do Planeamento e Infraestruturas, da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros e o Governo Regional dos Açores, a 27 de julho de 2016, que deu início a este processo, para questionar se se mantém a previsão da conclusão dois anos depois, em julho de 2018.
Pedro Marques garantiu a Lara Martinho o bom andamento do processo, estando a conclusão dos trabalhos a ser apontada para julho deste ano, cumprindo o prazo estipulado. O ministro concordou com a deputada no que diz respeito à importância do processo para o desenvolvimento da atividade económica da ilha Terceira.
A socialista lembrou que esta preocupação já acompanha o PS desde há vários anos, tendo, em 2015, sido reforçada ao então Governo do PSD/CDS-PP no âmbito do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT).
O anterior Executivo de direita publicou um despacho, em julho de 2015, que criou um grupo de trabalho para estudar e propor linhas gerais de cooperação para a utilização da Base Aérea nº4 e os princípios para o seu uso permanente pela aviação civil. No entanto, “a realidade é que nada foi feito e originou a que fosse necessário englobar, no âmbito da declaração-conjunta assinada entre o Governo da República e o Governo dos Açores, o início do processo de certificação da Base das Lajes como aeroporto para uso civil, definindo as medidas e o calendário para esse processo”, recordou Lara Martinho.
A deputada açoriana referiu ainda que têm sido realizadas várias reuniões entre diferentes entidades, o que já permitiu garantir o início da operação da Ryanair para a ilha Terceira, “que teve um grande impacto no crescimento do turismo”.
Link para o vídeo: https://youtu.be/dYiSTeCnjH4
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 07 de fevereiro de 2018