Nota à Comunicação Social
Ministro Vieira da Silva garante a Hortense Martins a reabertura do Call Center da Segurança Social em Castelo Branco ainda este ano
Nota à Comunicação Social
A deputada do PS Hortense Martins congratulou-se com a decisão do Governo de reabrir o Call Center da Segurança Social de Castelo Branco, realçando a importância deste centro de contacto na prestação do serviço aos cidadãos, mas também no combate ao desemprego naquela região.
A parlamentar, eleita pelo círculo de Castelo Branco, lembrou que o Call Center da Segurança Social “foi incrivelmente encerrado pelo Governo do PSD e do CDS, o que trouxe vários prejuízos aos cidadãos e às empresas”. Durante a audição do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2018, Hortense Martins frisou que a reabertura por parte do ministério de Vieira da Silva ajudou na criação de emprego, não esquecendo que estes centros contratam muitas vezes desempregados de longa duração.
Respondendo à deputada, o ministro Vieira da Silva reforçou a importância deste centro para a prestação de serviço aos cidadãos e empresas, na sua necessidade constante de esclarecimentos e de resposta rápida e anunciou que se espera que entre em funcionamento ainda este ano. O ministro da Segurança Social revelou que o Governo colocou no caderno de encargos do concurso público “regras muito exigentes do ponto de vista de contratação”, do ponto de vista de não se tratar de lugares precários assegurando, deste modo, a estabilidade do emprego das pessoas. Vieira da Silva avançou que no próximo mês o centro estará já em desenvolvimento.
Também o secretário de Estado do Emprego Miguel Cabrita considerou a abertura deste Call Center como “um bom exemplo de como é possível ter políticas públicas de apoio ao emprego no interior e de combate à precariedade, dando o Estado, como empregador, o exemplo, porque o caderno de encargos que a Segurança Social lançou para este concurso público inclui uma percentagem de 90% de contratos sem termo”.
A socialista não deixou de salientar os excelentes resultados económicos que o Executivo tem alcançado, nomeadamente a descida do desemprego, a criação de emprego líquido e o crescimento económico, que “não acontecem por acaso, mesmo que outras bancadas possam pensar o contrário”. “Acontecem porque houve uma perceção diferente do que era o país e da introdução de políticas dinamizadoras deste crescimento económico e da criação de emprego”, sublinhou, dirigindo-se aos partidos de direita. A deputada do PS afirmou que “temos, neste momento, uma baixa taxa de desemprego, a mais baixa desde 2008”
A deputada referiu a importância do reforço da Sustentabilidade da Segurança Social, decisão deste Governo e que consta deste orçamento, através da melhoria do Fundo de Estabilidade. Hortense Martins destacou ainda os apoios do Orçamento do Estado para 2018 no que respeita aos idosos, através do Complemento Social para Idosos, e também uma medida para a diminuição da pobreza infantil, que abrangerá 126 mil crianças.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 13 novembro de 2017