Nota à Comunicação Social
Novas candidaturas ao VITIS abrem no segundo semestre deste ano
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS José Manuel Carpinteira defendeu, durante a audição do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural na última Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, que é necessário o Governo continuar a investir no programa de apoio à reestruturação de reconversão das vinhas (VITIS), um “programa do agrado dos agricultores por ser generoso nos incentivos e de acesso simples”.
Segundo o parlamentar socialista, o VITIS é considerado “a estrela da agricultura e da viticultura portuguesa”, sendo que a “adesão tem sido espetacular, porque os procedimentos são simples e os agricultores acreditam nele”. “É um programa de sucesso”, congratulou-se.
José Manuel Carpinteira recordou que, “em 16 anos, o VITIS permitiu reestruturar 35% do património vitícola nacional através de um investimento de 730 milhões de euros”.
E apontou o exemplo da região dos vinhos verdes: “Foi reestruturado mais de 50% do património vitícola da região, num investimento superior a 110 milhões de euros”.
No entanto, o socialista deixou um alerta: “É necessário continuar a investir”. “Só com mais investimento o setor vitivinícola será mais competitivo e poderá continuar a aumentar as exportações”, asseverou. Até porque “os agricultores estão a aguardar há bastante tempo pela abertura de novas candidaturas”, mencionou José Manuel Carpinteira.
O ministro Luís Capoulas Santos lembrou que o Governo conseguiu que o VITIS – que já devia ter terminado – se prolongue até ao ano de 2023 e gostaria mesmo de alargar os procedimentos ao futuro Programa de Desenvolvimento Rural.
O governante revelou ainda que as novas candidaturas abrem no segundo semestre de 2019.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 14 de junho de 2019