Nota à Comunicação Social
Nuno Sá quer nova ponte sobre rio Ave
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS Nuno Sá perguntou ao Governo em que fase se encontra o projeto de construção de uma nova travessia sobre o rio Ave no âmbito da intervenção do projeto da variante à EN 14, com o intuito de melhorar a mobilidade nos municípios da Trofa e da Maia.
O parlamentar eleito pelo círculo de Braga recordou que o Executivo do PS apresentou, em fevereiro de 2017, o ‘Programa de Valorização das Áreas Empresariais’ onde consta a melhoria das acessibilidades às áreas de localização empresarial de Famalicão Sul/Ribeirão e Lousado, tendo as obras arrancado no ano passado. “A EN 14 já não era uma solução de mobilidade neste denso espaço territorial, por ser uma via que já não conseguia escoar o elevado número de tráfego que nela circula diariamente”, frisou.
Nuno Sá congratulou-se por, “após décadas de apelos e iniciativas que alertavam para a necessidade urgente de se avançar com a construção da variante à EN 14, bem como de meras promessas frustradas”, esta obra ter avançado. “Desde 2017, pela primeira vez, houve um Governo que passou das palavras à ação”, felicitou.
O socialista sublinhou a importância deste projeto para o “desenvolvimento da economia local e a mobilidade neste espaço territorial, contribuindo assim para a captação de investimentos, para a fixação de empresas e, por essa via, para a coesão económica e social”.
Ora, as obras da empreitada da duplicação da EN 14 “servem um importante passo para resolver os problemas de trânsito e de mobilidade a partir de Ribeirão com destino a Vila Nova de Famalicão, ou seja, em direção norte. Contudo, na direção sul, designadamente para os municípios da Trofa e Maia, é necessário que avancem as demais fases da intervenção estrutural prevista para a EN 14, nomeadamente a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave”, alertou.
Por isso, Nuno Sá enviou uma pergunta ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, para saber em que fase se encontram as obras para construção da variante à EN 14.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 21 de maio de 2019