Nota à Comunicação Social
Parlamento aprova elevação de Almancil a cidade
A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade, em votação final global, a proposta apresentada pelo Partido Socialista, num projeto lei cujos primeiros subscritores são os deputados Jamila Madeira, Luís Graça e Jorge Botelho, a elevação da vila de Almancil à categoria de cidade.
“Estas são elevações e marcos históricos no crescimento e reconhecimento do território e da nossa terra. Com orgulho abracei este compromisso nas últimas três legislaturas e parecendo simples foi um caminho difícil e cheio de obstáculos, mas que agora sai bem-sucedido. Importa realçar o papel de todos os deputados do PS que nas últimas três legislaturas subscreveram esta iniciativa que hoje finalmente foi votada e aprovada. Esta dignificação é por isso para mim um orgulho. Um orgulho estar associada a este momento e ter lutado para que seja hoje uma realidade e um orgulho pelo que representa para as nossas gentes e para os nossos territórios”, justifica a deputada socialista Jamila Madeira.
No projeto-lei, os deputados assinalam que a freguesia teve, desde 1981, um incremento populacional significativo, na medida em que, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, entre aquela data e 2011, passou de 5.560 para 10.677 habitantes, o que significa uma variabilidade demográfica de praticamente 100% no intervalo de tempo considerado de 30 anos. “Verifica-se, pois, uma dinâmica demográfica relevante, o que permite inferir que Almancil tem uma grande capacidade atrativa que se reflete quer nos fluxos relativos ao território português, quer nos fluxos externos ao nível da imigração”, sustentam.
Segundo os dados do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Loulé 2015-2017, são mais de 70 as nacionalidades presentes em Almancil, facto que lhe confere uma dimensão assinalável e uma multiculturalidade no plano nacional e que tem, por outro lado, permitido que a sua afirmação no plano internacional como um território aprazível, seguro e onde é bom viver.
Almancil tem revelado particular empenho das entidades públicas e associativas na promoção de bem-sucedidas atividades de integração para permitir que a multiculturalidade possa ser considerada e evidenciada, essencialmente, como um fenómeno com aspetos positivos.
Hoje é consagrada uma justa aspiração da população de Almancil e dos autarcas socialistas, que cumpre todos os requisitos legais para esta elevação. Da mesma forma, o PS propôs a elevação da aldeia de Boliqueime à categoria de vila, aprovada por unanimidade no dia 17 de janeiro de 2025.
Gabinete de Imprensa do GPPS
24 de janeiro de 2025