Nota à Comunicação Social
Parlamento dos Jovens: Centenas de jovens do distrito de Aveiro debateram com deputados o funcionamento da Assembleia da República e a Literacia Financeira
Os deputados socialistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro concluíram as sessões do Parlamento dos Jovens em 12 escolas do distrito, que envolveram centenas de jovens em debates sobre o funcionamento da Assembleia da República e sobre Literacia Financeira – o tema proposto para esta edição.
Susana Correia, Hugo Oliveira, Filipe Neto Brandão e Lia Ferreira tiveram a oportunidade de explicar aos jovens do ensino básico e secundário como funciona a eleição dos deputados para a Assembleia da República, quais as suas competências, como se organizam os trabalhos parlamentares e o processo legislativo, o que são as comissões parlamentares e sobre que áreas se debruçam.
Na segunda parte da sessão, a discussão foi em torno da Literacia Financeira, tema definido para esta edição do Parlamento dos Jovens e considerado essencial para a formação dos alunos. De uma forma simples e acessível, os deputados falaram sobre o planeamento e gestão de um orçamento, a poupança e o investimento, como prevenir a fraude ou o que é a inflação e a importância de estar bem informado e de participar ativamente.
Os deputados do PS estiveram nas seguintes escolas do distrito de Aveiro envolvidas nesta edição: Escola Básica de Eixo, Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Escola Básica João Afonso, Escola Profissional de Aveiro e Agrupamento de Escolas de Aveiro (Aveiro), Escola Secundária de Esmoriz (Ovar), Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga (Águeda), Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva (Cucujães, Oliveira de Azeméis), Agrupamento de Escolas de Branca (Albergaria-a-Velha), Escola Secundária de Vagos e Escola Básica Dr. João Rocha (Pai, Vagos) e Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação (Ílhavo).
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
Tem como objetivo educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. Procura ainda incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
Gabinete de Imprensa do GPPS
18 de fevereiro de 2026