Nota à Comunicação Social
PS apresenta proposta que garante continuação da execução do PREIT
Nota à Comunicação Social
Lara Martinho congratulou hoje “os vários partidos que apresentaram propostas referentes ao Plano de Revitalização Económica da ilha Terceira (PREIT) ”. A deputada do PS, que falava durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, considerou que “este leque de iniciativas demonstra bem a tomada de consciência da problemática que a ilha Terceira enfrenta decorrente da decisão unilateral dos EUA de reduzirem a sua presença na Base das Lajes”.
Lara Martinho recordou, durante a sua intervenção, como surgiu o PREIT: “Estávamos em janeiro de 2015 e os EUA anunciavam a redução dos seus efetivos na ilha Terceira; perante esta decisão, o Governo dos Açores preparou e apresentou este documento que detalhava a situação da ilha e as medidas que seriam necessárias para a revitalização da economia da Terceira, com um destaque para a necessária descontaminação ambiental, nomeadamente assegurar a demolição, limpeza e reconversão global das infraestruturas e passivo ambiental resultante das infraestruturas militares na Base das Lajes e fora dela”.
A deputada relembra que o PREIT foi “imediatamente entregue ao anterior Governo PSD/CDS”, que “infelizmente” não o aceitou como documento orientador. Assim, a parlamentar insular vê hoje “com satisfação que o PSD já mudou de posição”.
“Felizmente, este Governo PS em poucos meses, após a tomada de posse, assinou a Declaração Conjunta do Governo da República e do Governo Regional dos Açores” com uma série de compromissos para os Açores, em particular com a Terceira, que têm um grande impacto económico na ilha. Entre estes compromissos já em fase de concretização estão a certificação da Base das Lajes como aeroporto para uso civil, a operação da companhia aérea low cost Ryanair, a assinatura, no passado dia 20, dos protocolos para a instalação do radar meteorológico de Santa Bárbara, o apoio ao desenvolvimento do Porto da Praia da Vitória quer no âmbito das rotas transatlânticas, quer como entreposto de GNL, e o desenvolvimento de projetos estratégicos como o Centro de Segurança Atlântica.
O Partido Socialista apresenta assim uma proposta em que enquadra “o estabelecimento de um acordo entre o Governo da República e o Governo Regional, de forma a assegurar o cumprimento das responsabilidades partilhadas por ambos, garantindo que o Governo da República prossiga a execução do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira nos termos acordados entre os dois Governos”, explicou a deputada. Lara Martinho acrescentou que a proposta “garante que a República continua a desenvolver os vários projetos que estão a permitir a dinamização da economia e uma total descontaminação da ilha Terceira, que é, de facto, a nossa principal prioridade”.
Nota: 1) Link intervenção da deputada: https://www.youtube.com/watch?v=mCWD9dSlba0
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 23 novembro de 2017