Nota à Comunicação Social
PS apresenta propostas de alteração ao OE focadas no combate às assimetrias regionais
O Grupo Parlamentar do PS apresentou propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 que visam melhorar as condições na área da saúde e de mobilidade no distrito de Leiria, fazendo alterações no quadro das portagens para veículos pesados e reforçando a segurança rodoviária.
Os deputados socialistas propõem a suspensão da cobrança de taxas de portagem aos veículos pesados que utilizam a A19, no troço entre São Jorge e Leiria Sul (nó A8/A19), e a A8 entre Leiria Sul e Pousos. O objetivo é promover uma circulação mais segura, fluente e compatível com a proteção do património histórico e cultural.
Uma outra proposta é a requalificação da Estrada Nacional 242, entre Leiria e Marinha Grande, e do IC8, em particular no troço Avelar – Pombal, obras essenciais para reforçar a segurança rodoviária e a ligação entre os territórios do interior e o litoral.
Já na área da saúde, os parlamentares querem dar início aos procedimentos de calendarização e cabimentação financeira necessários à concretização do projeto de ampliação do Hospital de Leiria, bem como a concretização da construção do Hospital do Oeste.
Estas propostas para o distrito de Leiria inserem-se no objetivo do PS de aproximar o país, reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida das populações, combatendo as assimetrias regionais.
O Grupo Parlamentar do PS apresentou, na passada sexta-feira, cerca de 100 propostas de alteração ao Orçamento do Estado que têm dois princípios base: cumprir com as pessoas e respeitar quem cuida, com quatro áreas de intervenção prioritárias – interior, jovens, habitação e serviços públicos.
Numa conferência de imprensa na Assembleia da República, o presidente da bancada do PS, Eurico Brilhante Dias, assegurou que as propostas socialistas mantêm o excedente orçamental apresentado pelo Governo da AD e considerou que o OE é “um Orçamento de fim de festa, depois de esgotada a margem orçamental que os governos do Partido Socialista deixaram no fim do ano de 2023”.
Gabinete de Imprensa do GPPS
10 de novembro de 2025