Nota à Comunicação Social
PS de Leiria querem saber sobre o plano de modernização e eletrificação da Linha do Oeste
Os deputados do PS eleitos por Leiria, Odete João, António Sales, José Miguel Medeiros, querem saber o ponto de situação do plano de investimentos para a modernização e eletrificação da linha do Oeste.
Numa pergunta enviada ao Governo o abrigo do regimento parlamentar, os parlamentares lembram que, ao longo dos anos, a qualidade do serviço prestado aos utentes da linha do Oeste tem vindo e degradar-se. “Em 2013 autarcas e populações impediram a pretensão do então governo acabar com o transporte de passageiros entre as Caldas da Rainha e a Figueira da Foz”, recordam, sublinhando que nessa altura e na sequência de um estudo sobre a linha ferroviária do Oeste a CP assumiu um conjunto de compromissos, nomeadamente, a alteração de horários e a ligação direta a Coimbra, potenciando o efeito de rede e facilitando o acesso à Linha do Norte.
Os deputados dizem que a ligação Caldas da Rainha – Coimbra, a melhoria dos horários e uma redução dos tempos de percurso conduziu ao aumento muito significativo do número de passageiros, no entanto, “alterações recentes no material circulante com a colocação de automotoras obsoletas e menos confortáveis, atrasos sistemáticos e a supressão frequente de composições, degradam a fiabilidade do serviço, a confiança dos passageiros e conduzem, inevitavelmente, à redução da procura”.
Entre as queixas da população, a que os deputados dão eco, está a retirada da automotora 592, sem explicação aparente. “ Assim que esta automotora deixou de estar ao serviço nesta linha, o comboio 6401 de Torres Vedras para Caldas da Rainha foi suprimido nos dias 6 , 9, 10, 13, 16, 17 20 e 21 de Fevereiro, sem informação ou alternativa para os passageiros. No dia 16 de Fevereiro foram suprimidos cinco comboios, só dois tiverem transporte alternativo”, denunciam.
| “alterações recentes no material circulante com a colocação de automotoras obsoletas e menos confortáveis, atrasos sistemáticos e a supressão frequente de composições, degradam a fiabilidade do serviço, a confiança dos passageiros e conduzem, inevitavelmente, à redução da procura”
Os socialistas afiançam que ‘Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferrovia 2020’ reconhece a importância estratégica da linha do Oeste e prevê a sua modernização e eletrificação, até às Caldas da Rainha, mas defendem também que “até à conclusão deste projeto, importa dentro do condicionalismos existentes garantir a qualidade do serviço, travar o abandono e degradação da linha do Oeste e aumentar o número de passageiros”. Face a tudo isto, questionam o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, se tem conhecimento da situação e se vão ser disponibilizadas para a linha do Oeste, com carácter de urgência, automotoras mais modernas e confortáveis de modo a garantir um serviço de melhor qualidade, bem como o ponto de situação do plano de investimentos para a modernização e eletrificação da linha do Oeste.