Nota à Comunicação Social
PS pergunta ao Governo se Banco de Fomento atribuiu carros desportivos aos dirigentes de topo
Os deputados do PS Carlos Pereira e Hugo Costa questionaram o Governo sobre a veracidade das notícias que dão conta de que o Banco Português de Fomento (BPF) atribuiu veículos desportivos a membros da sua administração de topo.
“A ser verdade, esta prática suscita legítimas dúvidas quanto à racionalidade e proporcionalidade da afetação de recursos numa instituição financeira pública cuja missão central assenta no apoio ao tecido empresarial nacional, em particular às pequenas e médias empresas, ao investimento estratégico e à inovação”, defendem numa pergunta enviada ao ministro da Economia e Coesão Territorial.
Para os deputados do PS, qualquer atuação que possa “afetar a confiança pública na gestão da instituição deve ser esclarecida com transparência”. Assim, perguntam se o Governo reconhece que decisões desta natureza podem comprometer a credibilidade da instituição e afetar negativamente a confiança dos empresários, contribuintes e opinião pública.
Os socialistas querem também saber se existem práticas semelhantes da atribuição de benefícios desta natureza noutras instituições financeiras públicas sob tutela do Governo, bem como de que forma compatibiliza o Governo este tipo de despesa com a narrativa de rigor orçamental, racionalização da despesa pública e compromisso com a reforma do Estado.
Carlos Pereira e Hugo Costa perguntaram ainda se, para além da administração de topo, existem outros trabalhadores do Banco Português de Fomento com acesso a benefícios adicionais ao seu salário base.
Gabinete de Imprensa do GPPS
06 de outubro de 2025