Nota à Comunicação Social
PS quer ouvir 53 entidades na sequência do apagão
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista requereu, no âmbito do Grupo de Trabalho sobre o Apagão de Abril, – proposto pelo PS e aprovado pelo Parlamento – a audição de 53 entidades.
Os socialistas querem ouvir a atual e a anterior ministras da Administração Interna, a ministra do Ambiente e Energia, o ministro da Presidência, o ministro da Economia e Coesão Territorial, a ministra da Saúde e o ministro da Agricultura. Também a vice-primeira-ministra e ministra da Transição Ecológica de Espanha, Sara Aegesen, foi chamada ao Parlamento português, bem como o Comissário Europeu para a Energia e Habitação, Dan Jorgensen.
Da lista fazem igualmente parte o presidente do Conselho Diretivo do INEM, o diretor executivo do SNS, o presidente do Conselho Diretivo do IPMA, o coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, o presidente do Conselho de Administração do SIRESP, o Comandante-Geral da GNR, o Diretor Nacional da PSP, o Chefe de Estado Maior e General das Forças Armadas, o presidente do Conselho de Administração da CP e o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Os deputados do PS querem ainda auscultar os diversos peritos designados pela ENTSO-E que estão a elaborar o relatório à escala europeia.
Gabinete de Imprensa do GPPS
25 de setembro de 2025