Nota à Comunicação Social
PS quer ouvir presidente de grupo de trabalho sobre rede de referenciação hospitalar em pediatria
O Grupo Parlamentar do PS requereu a audição do presidente do Grupo de Trabalho para a Rede de Referenciação Hospitalar, Prof. Dr. Alberto Caldas Afonso, para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento, os critérios e as eventuais alterações à rede de referenciação hospitalar em pediatria, bem como sobre o impacto destas no sistema de saúde e na prestação de cuidados às crianças e adolescentes.
Os deputados do PS que integram a Comissão Parlamentar de Saúde recordam que as decisões finais serão sempre tomadas pelo Governo, contudo a rede de referenciação hospitalar em pediatria proposta pelo grupo de trabalho, presidido pelo Prof. Dr. Caldas Afonso, foi criado depois de terem sido detetadas “assimetrias regionais relevantes” na atual rede de referenciação pediátrica em Portugal.
“A rede de referenciação hospitalar em pediatria proposta pelo referido grupo de trabalho, presidida pelo Dr. Alberto Caldas Afonso, tem vindo a suscitar diversas preocupações e manifestações de descontentamento junto de profissionais de saúde, estruturas hospitalares e utentes, em virtude das implicações que o seu funcionamento e reestruturação poderão ter no acesso e na qualidade dos cuidados pediátricos prestados a nível nacional”, alertam.
Assim, os deputados do Partido Socialista consideram ser de relevante interesse ouvir o presidente do grupo de trabalho na Comissão de Saúde.
Gabinete de Imprensa do GPPS
12 de novembro de 2025