Nota à Comunicação Social
PS quer que o Governo garanta uma boa execução dos projetos ‘Bairros Comerciais Digitais’ e ‘Aceleradoras do Comércio Digital’
O Grupo Parlamentar do PS dirigiu uma pergunta ao ministro da Economia e da Coesão Territorial para averiguar se estão a ser cumpridas as metas previstas para os projetos ‘Bairros Comerciais Digitais’ e ‘Aceleradoras do Comércio Digital’, e questionar que medidas o Governo propõe adotar para garantir a execução bem-sucedida das iniciativas.
No quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram criadas estas duas iniciativas com relevância estratégica para o reforço da economia local e dos setores do comércio e dos serviços de proximidade. Os projetos ‘Bairros Comerciais Digitais’ e ‘Aceleradoras do Comércio Digital’ visam promover a digitalização e modernização do setor do comércio tradicional, com especial enfoque em atividades económicas abertas ao consumidor e localizadas nos centros urbanos, procurando responder aos desafios estruturais intensificados pelos contextos pandémico e pós‑pandémico.
Na pergunta, cujo primeiro subscritor é o vice-presidente da bancada Hugo Costa, os socialistas defendem a importância de se assegurar um “acompanhamento rigoroso quanto à execução destes projetos, avaliando o grau de concretização das metas estabelecidas, a eficácia dos modelos de governação adotados e a capacidade de gerar transformação sustentável no tecido económico urbano”.
“A transparência na execução do PRR e a sua articulação com estratégias de desenvolvimento nacionais e locais dirigidas aos mesmos setores são também aspetos essenciais para aferir a relevância estrutural destas intervenções”, alertam.
Os deputados do PS querem saber como avalia o Governo da AD, quantitativa e qualitativamente, a execução dos dois projetos e quantos foram efetivamente iniciados no terreno.
Gabinete de Imprensa do GPPS
25 de julho de 2025