Nota à Comunicação Social
PS questiona Governo sobre políticas públicas de apoio à fileira da lã e o encerramento do lavadouro da Guarda
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista questionou o Governo, através dos Ministros da Economia e Coesão Territorial e da Agricultura e Mar, sobre as políticas públicas de apoio à fileira da lã e as consequências do encerramento do último lavadouro industrial de lã existente em Portugal, localizado na cidade da Guarda.
Os deputados socialistas alertam que esta situação representa uma ameaça à continuidade da fileira lanífera nacional, uma vez que o país fica sem capacidade para proceder à lavagem de lã bruta em território nacional, um processo essencial para a valorização da produção ovina e para o funcionamento da indústria têxtil associada.
O PS sublinha que a lã é um recurso natural, renovável e sustentável, com relevância económica, social e ambiental, especialmente nas regiões do interior, onde a pastorícia tem um papel estruturante na economia e cultura local, na coesão territorial e na manutenção da paisagem rural e prevenção dos fogos.
Na pergunta entregue na Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PS recorda que o Parlamento aprovou uma resolução, por iniciativa socialista, que recomenda ao Governo a reativação da fileira da lã, através da criação de incentivos à indústria, do reforço do Centro de Competências para a Lã e da promoção de formação profissional especializada. O encerramento do lavadouro da Guarda contraria os objetivos dessa resolução e exige, por isso, uma resposta urgente e coordenada do Governo.
“O encerramento do lavadouro da Guarda significa que Portugal perde a sua capacidade industrial para tratar a lã que produz. Isso coloca em risco toda a cadeia de valor desde os produtores até à indústria transformadora e ameaça um setor com importância económica e simbólica para o interior do país. O Governo tem de garantir uma solução técnica e política que permita manter esta atividade e valorizar a lã portuguesa”, defendeu o deputado Nuno Fazenda, Coordenador do PS na Comissão de Economia e Coesão Territorial.
Os deputados do PS pretendem obter esclarecimentos sobre os fundamentos técnicos, ambientais e administrativos que estiveram na origem do encerramento do lavadouro, bem como os impactos económicos, sociais e ambientais decorrentes dessa decisão. Os socialistas querem ainda conhecer as medidas em curso para assegurar a continuidade da capacidade industrial de lavagem de lã em Portugal e o cumprimento das políticas públicas aprovadas para a revitalização da fileira.
Com esta iniciativa, o PS reafirma o seu compromisso com a valorização da produção nacional, a defesa do emprego e a coesão territorial, promovendo políticas que garantam o futuro da fileira da lã e a sustentabilidade das atividades económicas do mundo rural.
Gabinete de Imprensa do GPPS
22 de outubro de 2025