Nota à Comunicação Social
PS questiona ministra da Saúde sobre falhas de grupo privado que detém PPP de Cascais
O Grupo Parlamentar do PS questionou a ministra da Saúde sobre as falhas graves do grupo privado de saúde espanhol Ribera Salud, que tem a seu cargo a PPP de Cascais.
“Nos últimos dias, tem sido notícia em Espanha um processo de falhas graves de um grupo privado de saúde (Ribera Salud), a quem foram concessionados diversos hospitais públicos espanhóis”, escrevem os socialistas na pergunta.
“Em causa estão várias situações de incumprimento dos princípios mais básicos da proteção da saúde e dos direitos dos cidadãos, como a existência de orientações para que fosse dada prioridade aos utentes mais rentáveis em detrimento de outros, para que se adiassem ou não se efetivassem atos de saúde, bem como outras orientações ilegais de redução de custos como a orientação para a reutilização de materiais clínicos de uso único”, denunciam.
Os deputados do PS salientam que este caso já teve como consequência a demissão dos dirigentes que reportaram estas situações através do canal de denúncias.
Tendo este grupo a seu cargo a PPP de Cascais e tendo já manifestado interesse em concorrer a outras PPP nacionais, o Grupo Parlamentar do PS questionou a ministra sobre se o Governo está em condições de garantir que orientações semelhantes não foram dadas na PPP de Cascais.
Os socialistas perguntaram ainda se o Governo está a pensar reforçar a Entidade Reguladora da Saúde e a Administração Central do Sistema de Saúde, no contexto já anunciado de alargamento das PPP na Saúde.
Gabinete de Imprensa do GPPS
09 de dezembro de 2025