Nota à Comunicação Social
PS saúda aprovação por unanimidade de voto de saudação por 40 anos da UAlg
Nota à Comunicação Social
O Grupo Parlamentar do PS saudou hoje a aprovação por unanimidade de um voto de iniciativa do PS, subscrita também por BE, PCP e PEV, a saudar a “a reitoria da Universidade do Algarve (UAlg), atuais e ex-professores, atuais e ex-alunos pelo seu relevante trabalho na formação e no conhecimento do Algarve, dos algarvios e de Portugal”, no âmbito dos 40 anos da instituição.
Os parlamentares lamentam, porém, que o PSD tenha utilizado o aniversário da UAlg para o habitual populismo que tem sido marca daquele partido na campanha eleitoral em curso. Os social-democratas também apresentaram um voto que não teve unanimidade parlamentar. Numa declaração de voto, anunciada pelo deputado eleito pelo Algarve Luís Graça, os socialistas lembram que “a Universidade do Algarve é de todos”.
“Quando a Universidade do Algarve decide celebrar em Lisboa, na Assembleia da República, os seus 40 anos, assumindo a nível nacional um conjunto de projetos de futuro o que faz o PSD? – decide retroceder 42 anos para falsear a história arrogando-se, arrogantemente, dever-se apenas a si a sua criação”, lê-se na declaração de voto.
O grupo parlamentar do PS diz ainda que esta postura é recorrente. “Quando o reitor da Universidade do Algarve decide celebrar os 10 anos do curso de medicina e a conclusão da formação da especialidade dos primeiros mestres em medicina, primeiro em Portimão e depois em Loulé, o que faz o PSD? – Um comunicado declarando que se recusa a participar nas celebrações porque estas não têm lugar em Faro”. Os socialistas garantem que não necessitam de mudar a história para se fazer notar. “Temos orgulho de ter estado, com todos os parlamentares, de todos os partidos, na génese da criação da Universidade do Algarve há 40 anos”, atestam.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista prefere centrar atenções no que é importante: O papel central e decisivo que a Universidade do Algarve desempenhou e desempenha no desenvolvimento da região e na sua capacitação humana. “O que devemos sublinhar hoje é que nestes 40 anos a Universidade do Algarve formou 30 mil jovens, a maioria dos quais Algarvios que de outra forma nunca teriam tido acesso ao ensino superior e universitário”, concluem
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 15 de maio de 2019