Nota à Comunicação Social
Santinho Pacheco preocupado com esvaziamento de serviços do hospital da Guarda
O deputado socialista Santinho Pacheco, eleito pelo círculo da Guarda, está preocupado com a situação presente e futura do Hospital Sousa Martins. Em causa a criação do Centro Académico Clínico das Beiras, com sede na Covilhã, nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. “Por muito abrangente e racional que seja o seu objetivo, avoluma as preocupações na lógica da Guarda”, afirma.
| “Cada vez se nota mais a tendência já antiga de caminhar para uma centralização das respostas hospitalares regionais”
Santinho Pacheco alerta que se está a ir na direção do esvaziamento de serviços em hospitais com menores recursos humanos e tecnológicos, tudo envolvido em roupagens pós-modernas de caráter institucional e científico.
Para o parlamentar socialista, está a criar-se uma certa concorrência desleal entre hospitais e há especialidades que vão encerrar por falta de médicos, uma vez que os clínicos irão preferir concorrer a uma alternativa de futuro, descartando uma unidade em risco de perda e sem um conjunto de valências.
O compromisso do Partido Socialista com a Guarda para esta legislatura aposta numa estratégia de reforço do Hospital Sousa Martins na sua complementaridade regional, mais concretamente nos quadros médicos, técnicos e de enfermagem.
Por isso, numa pergunta dirigida ao Ministério da Saúde, Santinho Pacheco questiona quais são as consequências imediatas e futuras para a Guarda com a criação deste consórcio denominado Centro Académico Clínico das Beiras.
Pergunta, ainda, as razões que justificam que a sua sede tenha de ser na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e que reflexos tem na distribuição das valências hospitalares no seu território de influência.
Com os melhores cumprimentos,
Gabinete de Imprensa GPPS