Nota à Comunicação Social
Santinho Pacheco quer estudos sobre túneis na Serra da Estrela
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS eleito pela Guarda Santinho Pacheco quer que o Governo se pronuncie sobre a possibilidade da construção de um túnel que atravesse a Serra da Estrela.
Numa pergunta dirigida ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas, o parlamentar lembra as vicissitudes que a Serra da Estrela tem no território, dada a sua área e altitude e manifesta a sua preocupação pela atual rede viária não conseguir fazer face às necessidades da população.
“Com quase um século, e constantes condicionamentos meteorológicos, a rede viária existente deixa Covilhã e Manteigas de costas voltadas para Seia e Gouveia”, lê-se na pergunta enviada ao abrigo do regimento parlamentar. “Quando a serra poderia ser uma fator unificador da região, acaba por a separar, limitando os contatos económicos, sociais e administrativos entre as duas encostas”, prossegue.
O socialista também manifesta a sua preocupação para os impactos que tal isolamento tem na procura turística desta região única no país. Então, após referir as características especiais da região, de salientar os impactos económicos do isolamento entre encostas e de referir exemplos de construções com semelhante tipologia, como a Madeira e o Marão, que também foram em tempos considerados “impossíveis”, Santinho Pacheco questiona a tutela de Pedro Marques sobre se existem estudos acerca da viabilidade técnica e ambiental da construção de túneis na Serra da Estrela.
“Admite o Governo ouvir as autarquias locais sobre essa possibilidade de ligar por Túnel Seia/Gouveia, a Manteigas e Covilhã̃ através das Infraestruturas de Portugal ou, em alternativa, abrindo uma concessão a privados, desde o estudo de impacto ambiental, projeto, construção e exploração, por um prazo determinado?”, pergunta também.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 14 de fevereiro de 2018