Nota à Comunicação Social
Santinho Pacheco quer soluções para a estação de Celorico da Beira
Nota à Comunicação Social
O deputado do PS Santinho Pacheco questionou ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas quais são as soluções para a linha da Beira Alta na zona da estação de Celorico da Beira.
O parlamentar, eleito pelo círculo da Guarda, revelou que “terá sido transmitido à população de Celorico da Beira, em sessão de esclarecimento para debater o projeto de modernização da linha da Beira Alta, que seria construída uma variante ou circular externa à atual estrada que atravessa a povoação”. Tratando-se de uma “terra de comércio e restauração, teme pela sua sobrevivência e pela viabilidade económica dos seus negócios”, apontou.
Santinho Pacheco destacou o Programa Ferrovia 2020 como “o projeto mais ambicioso do país no que à mobilidade e infraestruturas de transporte diz respeito, quer pelos investimentos que mobiliza, quer pelas consequências positivas para o nosso tecido económico”.
No entanto, o desenvolvimento deste projeto está dependente das obras de beneficiação da linha da Beira Baixa no troço Guarda/Covilhã e da construção, na Guarda, da Concordância das Beiras, que possibilitará o desvio direto de composições da linha da Beira Alta para a linha da Beira Baixa. Deste modo, durante as obras vai ser possível manter a circulação de comboios entre a linha do Norte e a fronteira de Vilar Formoso, através do corredor Entroncamento/Castelo Branco/Covilhã/Guarda.
“As obras na linha da Beira Baixa, já adjudicadas e em curso, deverão estar concluídas em 2019 e, a partir de 2020, teremos as empreitadas na linha da Beira Alta em desenvolvimento pleno”, lembrou o socialista. “Todos reconhecemos que este investimento na ferrovia é vital para a nossa competitividade e permitirá reduzir em 30% os custos de transportes de mercadorias, bem como contribuir para a descarbonização da economia”, congratulou-se.
Porém, Santinho Pacheco defende que há fatores locais que importa salvaguardar e defender, como é o caso da estação de Celorico da Beira. O deputado do PS perguntou por isso ao ministro da tutela o que está previsto fazer para a supressão da passagem de nível da estação. Quis saber ainda se o projeto vai ser objeto de discussão pública.
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 22 de junho de 2018