Nota à Comunicação Social
“Uma nova administração norte-americana é uma nova oportunidade para revisitar a questão da Base das Lajes”, afirma MNE
Nota à Comunicação Social
A deputada do PS Lara Martinho, eleita pelo círculo dos Açores, questionou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas na Assembleia da República, sobre os contactos que estabeleceu com a nova administração norte-americana relativamente ao dossier da Base das Lajes.
Lembrando que Augusto Santos Silva esteve na semana passada em Washington, tendo reunido com o presidente do Comité das Forças Armadas do Senado norte-americano, com o conselheiro da Segurança Nacional da Casa Branca e com senadores luso-descendentes, Lara Martinho saudou a iniciativa da tutela de ter abordado o tema da Base das Lajes, uma vez que estabelecer contactos com a nova administração dos Estados Unidos da América (EUA) “é um passo importante no reforço das relações bilaterais” com o país.
A parlamentar socialista também está preocupada com a contaminação ambiental decorrente da presença continuada das forças militares norte-americanas ao longo de mais de 60 anos. Por isso, a deputada do PS perguntou ao ministro qual o grau de prioridade que esta matéria assume no âmbito da próxima reunião da CBP (Comissão Bilateral Permanente), que se vai realizar no próximo mês de maio em Washington, e que responsabilidades já foram assumidas pelos EUA.
| “A descontaminação ambiental é uma obrigação inquestionável dos EUA e deve estar acima de qualquer dúvida a sua execução”
Lara Martinho aproveitou ainda a presença do ministro Augusto Santos Silva para perguntar o que está a ser feito para dar um impulso à dinamização da atividade económica da ilha Terceira, que foi “drasticamente afetada pela redução do contingente norte-americano”. Neste âmbito, a socialista defende que a rentabilização das infraestruturas de uso militar que estão inativadas poderão desempenhar um papel crucial.
Augusto Santos Silva revelou que os temas da próxima reunião da CBP serão a descontaminação e as infraestruturas, bem como a questão do redimensionamento do contingente militar que, “do ponto de vista do Estado português, não corresponde ao valor estratégico da Base”. Dando razão à deputada do PS, o ministro dos Negócios Estrangeiros considerou que a descontaminação ambiental é uma responsabilidade dos EUA. E concluiu que “uma nova administração norte-americana é uma nova oportunidade para revisitar a questão da Base das Lajes.”
Gabinete de Imprensa GPPS
Lisboa, 29 de março de 2017