
PS avança com melhorias substantivas na proteção no desemprego
O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro garantiu hoje que, no decorrer do processo de discussão e votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, serão introduzidas “melhorias substantivas” em várias áreas, nomeadamente na proteção do desemprego.
Rejeitando antecipar o teor das propostas de alteração ao orçamentol que estão a ser preparadas pela bancada, o compromisso foi assumido pelo coordenador do PS para as questões laborais no final de uma reunião com a direção da CGTP-IN, quando questionado sobre a viabilidade de uma medida para acabar com a penalização de 10% após seis meses de subsídio de desemprego.
Em relação à reunião entre o PS e a CGTP-IN, Tiago Barbosa Ribeiro considerou-a “muito produtiva”, tendo-se verificado “pontos de convergências, mas, igualmente, pontos de divergência”. “Foi uma reunião que exprime o diálogo social que o PS pretende continuar a manter”, afirmou.
O deputado voltou a recordar os progressos alcançados nos dois últimos anos ao nível das políticas de rendimentos, de combate à precariedade, de reconfiguração dos escalões de IRS para o próximo ano e de investimento em diversos serviços públicos.
“Verificam-se ainda progressos nas prestações sociais, no reforço dos abonos e na proteção do desemprego”, lembrou, fazendo notar que “aquilo que é o cimento da atual maioria é a demonstração de que tem sido possível fazer melhor e diferente ao nível da governação”.