
PS defende proteção do património cultural
O deputado do PS Davide Amado instou o Governo a proteger o património cultural e avisou que “a defesa do acesso à cultura não pode ser retórica”.
Durante a discussão de uma petição para salvar o Cinema Império, localizado em Lisboa, o socialista apresentou o projeto de resolução do PS que recomenda ao Executivo que promova as diligências necessárias à efetiva preservação do património cultural.
“A preservação dos espaços culturais e recreativos, cinemas, teatros, representativos da memória coletiva das comunidades, é fundamental e, para que seja possível, é necessária uma estratégia de preservação efetiva do valor histórico e arquitetónico destes edifícios”, defendeu.
Assim, o Grupo Parlamentar do PS quer que o Governo reforce a fiscalização do cumprimento dos pareceres do património cultural, considere a possibilidade da sua realização também pelos municípios, avalie a lei de bases do património cultural, potencie parcerias com as autarquias no sentido de conseguirem adquirir, recuperar e devolver ao público património classificado, devoluto ou descaracterizado, e ainda que crie mecanismos adicionais de apoio às associações culturais como protagonistas de gestão do edificado.
Esta petição “mostra-nos que é urgente proteger a memória, a história e o futuro cultural” das cidades, frisou Davide Amado, sublinhando que o Cinema Império “é uma das joias culturais e arquitetónicas de Lisboa”.
“O município de Lisboa decidiu alterar o uso deste edifício e, em vez de equipamento cultural, passaria a equipamento religioso. Mais, defenderam um projeto de intervenção que não respeitava o valor histórico e patrimonial do edifício”, recordou.
Davide Amado saudou os cidadãos que criaram a petição e, “em três dias apenas, conseguiu a subscrição de mais de 12 mil pessoas”. “Este movimento cívico foi capaz de reverter a primeira decisão da Câmara Municipal de Lisboa quer na mudança do uso, quer na intervenção aprovada”, salientou.
“A defesa do acesso à cultura não pode ser retórica e é nesse sentido que a recomendação do Partido Socialista visa instar o Governo para que proteja e ajude a proteger o património cultural”, asseverou o deputado do PS.