

PS indica Francisco Assis para presidência da AR
Eurico Brilhante Dias anunciou hoje que o Grupo Parlamentar do PS vai indicar Francisco Assis para o cargo de presidente da Assembleia da República, uma vez que o PSD não conseguiu eleger o seu candidato depois de ter falhado o acordo de direita com o Chega.
O líder parlamentar do PS em exercício, que falava à comunicação social depois do anúncio de que José Pedro Aguiar-Branco voltará a apresentar a sua candidatura após ter sido chumbada e, em consequência, ter sido retirada, referiu que, perante esta circunstância, o Partido Socialista entendeu apresentar Francisco Assis como candidato à presidência da Assembleia da República, já que é, “seguramente, o melhor candidato”.
Salientando que o Grupo Parlamentar do PS tem “exatamente a mesma dimensão do Grupo Parlamentar do PSD”, com 78 deputados cada, Eurico Brilhante Dias explicou que o Partido Socialista, enquanto “partido responsável”, decidiu “oferecer à câmara um dos seus melhores”, já que “o PPD/PSD não conseguiu encontrar uma solução maioritária”.
Francisco Assis “foi líder parlamentar mais do que uma vez, foi até há bem pouco tempo presidente do Conselho Económico e Social, é um político com provas dadas e, por isso, o Partido Socialista não deixará esta câmara sem uma boa solução”, disse.
Eurico Brilhante Dias apelou a que “todos os outros deputados, em particular das forças democráticas, votem num bom candidato, que é Francisco Assis”.
O líder parlamentar em exercício recordou em seguida, num recado à bancada do PSD, que “o partido que quer governar é responsável por criar as condições de Governo” e que “o principal responsável pelas soluções de governabilidade é aquele que diz que ganhou as eleições e quer governar”.