

PS pede esclarecimentos ao Governo sobre devolução de equipamentos para ligação à Internet nas escolas
O Grupo Parlamentar do PS questionou hoje o Ministério da Educação sobre a devolução dos equipamentos para ligação gratuita à Internet por professores e alunos sem apoio social escolar, considerando que comprometerá a qualidade da educação.
Depois de ontem ter sido noticiado que as escolas receberam orientações para recolher os cartões SIM e os routers portáteis que foram atribuídos aos professores e alunos nos kits tecnológicos durante a pandemia de Covid-19, ficando apenas com acesso gratuito à Internet os abrangidos pelos três escalões da Ação Social, os que estudam por manuais digitais ou têm de fazer provas digitais este ano, os deputados socialistas dirigiram uma pergunta ao ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, em que se mostraram preocupados com a decisão.
A vice-presidente da bancada do PS Isabel Ferreira recordou, em declarações à comunicação social, que “estes dispositivos foram distribuídos pelo anterior Governo para facilitar o ensino remoto e garantir o acesso à Internet a todos”.
A socialista mencionou que o facto de este suporte ser retirado “sem oferecer uma alternativa adequada” é uma “imposição de mais encargos financeiros, principalmente para os professores deslocados”, e sublinhou que “grande parte do trabalho dos professores ocorre fora do ambiente escolar”.
Na pergunta, os deputados do PS avisaram que “as condições de trabalho dos professores são fundamentais para o sucesso escolar dos alunos, portanto comprometer essas condições é comprometer a qualidade da educação que queremos oferecer aos alunos”.
Os socialistas defendem, assim, que este suporte tecnológico deve ser mantido para os professores, assegurando-se que “possam continuar a desempenhar as suas funções com dignidade e eficácia”.
“Considerando que muitos docentes continuarão a realizar atividades em casa, há alguma previsão de compensação pelos custos adicionais que terão com Internet ou a possibilidade de continuar a utilizar os routers”, perguntaram a Fernando Alexandre.
Os deputados do PS querem ainda que o ministro esclareça como é que “pretende garantir que os professores tenham acesso adequado à Internet para preparar aulas e outras atividades fora do ambiente escolar”.
Para os socialistas, há mais uma explicação a dar por parte da tutela: o Governo tem de esclarecer se esta medida “não compromete a qualidade do ensino digital e híbrido” que tem sido incentivado pelo Ministério da Educação.