

PS recomenda ao Governo construção urgente de nova ponte sobre o Rio Tâmega
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a elaboração urgente de um projeto de execução para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tâmega, em Marco de Canaveses.
Esta iniciativa surge da necessidade de melhorar a mobilidade da população e garantir maior segurança e eficiência no tráfego rodoviário, face ao aumento significativo da circulação de veículos na única ponte existente, que serve cerca de 95 mil habitantes dos municípios de Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende.
Atualmente, colocam-se vários constrangimentos à única ligação sobre o Rio Tâmega devido à crescente pressão do tráfego. Sempre que ocorrem intervenções, acidentes ou outras ocorrências, a circulação fica muito condicionada, criando filas de trânsito e dificultando o acesso a serviços essenciais, como o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
A inexistência de uma alternativa tem levado a sucessivos alertas por parte de autarcas e populações, sobretudo devido à vulnerabilidade da atual infraestrutura. Sempre que há necessidade de manutenção ou ocorrem acidentes, o trânsito fica severamente condicionado, provocando longas filas e dificultando o acesso ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
A construção da nova ponte insere-se na Variante à EN211, um projeto estratégico que visa melhorar a ligação entre a A4, a A11 e os concelhos abrangidos. O PS considera esta infraestrutura fundamental para reforçar a mobilidade, impulsionar o desenvolvimento económico e garantir a segurança da população.