

PS recomenda que o Governo classifique a obra de Adriano Correia de Oliveira
O Grupo Parlamentar do PS recomendou hoje ao Governo que promova as diligências necessárias à classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira, um “músico, cantor e intérprete maior da música portuguesa”, como classificou o socialista José Maria Costa.
O deputado José Maria Costa, que apresentava o projeto de resolução do PS, sublinhou que Adriano Correia de Oliveira deixou “um legado que não pode ser apagado pela passagem do tempo”, sendo que “a sua riquíssima obra é merecedora de reconhecimento, da perpetuação, da valorização e da divulgação que a classificação da sua obra certamente ajudará a garantir”.
Trata-se de um “ícone da música popular portuguesa, um exímio intérprete da canção e um dos precursores da música de intervenção portuguesa”, salientou.
“A canção é uma arma. É, sem dúvida, um adágio que se pode aplicar à forma como usou a música, mas também na luta contra o fascismo e como instrumento da resistência contra uma sombria ditadura que nos oprimiu durante quase 50 anos”, sustentou José Maria Costa.
Os deputados do Partido Socialista apresentam um projeto de resolução para que a Assembleia da República recomende ao Governo que “classifique a obra de Adriano Correia de Oliveira como obra de interesse nacional” e que “tome todas as diligências conducentes à preservação, valorização e divulgação da obra”.