

Só a integração do hospital e centros de saúde de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga defende a população
O deputado do PS Hugo Oliveira assegurou hoje que “a única forma de defender os ovarenses e a boa gestão pública é a integração do Hospital de Ovar e dos centros de saúde de Ovar na Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga”.
O socialista referiu, durante a apresentação do projeto de resolução do PS, que a “criação de duas novas Unidades Locais de Saúde no distrito de Aveiro, designadamente a Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga e a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, pretende ser uma nova dimensão no planeamento e organização da prestação de cuidados de saúde à população”, através da “otimização e integração de cuidados, da proximidade assistencial, da autonomia de gestão, sempre com o foco nos utentes”.
Para Hugo Oliveira, “esta nova abordagem vai definir a reorganização das instituições do Serviço Nacional de Saúde, que passam a assumir a resposta assistencial de forma integrada de vários níveis de cuidados”.
Mas explicou que “a proximidade geográfica do concelho de Ovar às unidades hospitalares do Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga, em particular ao Hospital São Sebastião, constitui um natural fator de atratividade aquando da ponderação da procura por serviços de emergência e de cuidados diferenciados”.
Assim, o deputado do PS sustentou que, “estando em curso um plano de reorganização e integração vertical de cuidados daquela região, não é compreensível ignorar a habitual e comprovada livre escolha dos utentes”.
De acordo com Hugo Oliveira, não faz sentido “forçar a integração dos cuidados de saúde de Ovar na Unidade Local de Saúde da região de Aveiro, nem do ponto de vista social, nem do ponto de vista da boa gestão dos recursos públicos”.
“É pela defesa dos utentes de Ovar e pela boa gestão dos recursos do Sistema Nacional de Saúde que discordamos, frontalmente, da decisão tomada, mas também da posição do PSD”, asseverou.
O PSD recomendou ao Governo a referenciação dos utentes do concelho de Ovar à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga. “Ou seja, se recomenda ao Governo a referenciação à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga é porque concorda que o Hospital de Ovar e os centros de saúde de Ovar integrem a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro”, esclareceu o socialista.
Frisando que “se o Hospital de Ovar e os centros de saúde de Ovar integrarem a Unidade Local de Saúde Entre o Douro e Vouga, a referenciação a norte será automática”, Hugo Oliveira considerou que o projeto do PSD “nem defende a população de Ovar, nem defende a boa gestão dos recursos públicos”.
“O PSD apenas apresenta esta recomendação para poder continuar a dizer uma coisa em Ovar e outra em Lisboa. Por isso é que hoje apresentam esta proposta híbrida”, acusou.
“Sem malabarismos”, o Partido Socialista defende que a única forma de apoiar a população de Ovar e a boa gestão pública é integrar o Hospital de Ovar e dos centros de saúde na Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, vincou.