Tiago Barbosa Ribeiro
Tiago Barbosa Ribeiro é natural do Porto, cidade onde nasceu a 19 de setembro de 1983 e vive desde sempre.
É Mestre em Economia e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa (ISEG), tem formação executiva em Gestão pela Universidade do Porto (Curso Geral de Gestão, Porto Business School) e é licenciado em Sociologia com especialização em Trabalho e Organizações pela Universidade do Porto.
É quadro superior de uma das maiores empresas industriais nos seus setores de atividade, com sede no Norte do país.
Deputado eleito à Assembleia da República pelo círculo do Porto, é Presidente da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão. Integra, como suplente, a Comissão de Assuntos Europeus.
Eleito pelo círculo do Porto nas XIII, XIV, XV, XVI e XVII legislaturas, foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS com o pelouro do Trabalho, Segurança Social e Inclusão entre 2024 e 2025. Foi Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão financeira e à tutela política da SCML – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi Coordenador do PS na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão entre 2015 e 2024, acompanhando também a área da Administração Pública entre 2015 e 2019. Nestes mandatos, integrou ainda a Comissão de Ambiente e Energia, a Comissão de Assuntos Europeus e a Comissão Economia.
Ao longo dos anos, integrou vários Grupos de Trabalho na Assembleia da República, incluindo o Grupo de Trabalho de Combate à Precariedade e Grupos de Trabalho para a revisão das Leis Laborais, entre outros. Tem representado o Grupo Parlamentar do PS em diferentes fóruns e organizações relacionadas com as áreas do Trabalho e da Segurança Social, tendo integrado a delegação parlamentar que participou em 2016 na 105.ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho em Genebra.
Integrou a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Paralelamente, tem participado ativamente nos órgãos autárquicos da cidade do Porto. Foi membro da Assembleia de Freguesia do Bonfim e deputado municipal entre 2009 e 2013, tendo integrado a direção da bancada do PS na Assembleia Municipal do Porto nesse mandato. Em 2017, foi reeleito para a Assembleia Municipal do Porto. Em 2021, foi candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, tendo sido Vereador até 2025.
Em 2015, tornou-se no mais jovem presidente da Concelhia do Partido Socialista do Porto, cargo que exerceu até 2018, para o qual foi novamente eleito em 2020, até ao presente. Foi presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia do PS Porto entre 2018 e 2020. É membro da Comissão Política Nacional do PS.
É coautor das obras «Onde Pára o Estado? Políticas Públicas em Tempo de Crise» e «Trabalho Igual, Salário Diferente», tendo participação regular em conferências, debates, publicações periódicas e revistas especializadas.
Atividade do deputado no parlamento
