
Deputados de Aveiro questionam Governo sobre funcionamento da Unidade de Cuidados de Saúde Estarreja I
Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro questionaram a Ministra da Saúde sobre o funcionamento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Estarreja I (Beduído), na sequência das preocupações tornadas públicas através de uma petição subscrita por utentes do concelho de Estarreja.
De acordo com a informação divulgada, estão em causa dificuldades no acesso a médico de família, constrangimentos na marcação de consultas e questões relacionadas com a organização dos serviços, situações que suscitam apreensão junto da população local.
“Os cuidados de saúde primários são essenciais e temos de assegurar um acesso universal, regular e de proximidade a este serviço”, afirma o deputado Hugo Oliveira, sublinhando que “os receios da população local são perfeitamente legítimos e vão ao encontro das preocupações do PS”. Nesse sentido, os deputados questionam o Ministério da Saúde sobre o seu conhecimento relativamente às situações relatadas, bem como sobre a eventual realização, ou previsão, de uma avaliação ao funcionamento da UCSP Estarreja I.
Na pergunta apresentada, é ainda solicitado esclarecimento quanto às medidas previstas para o reforço dos recursos humanos e para a melhoria da capacidade de resposta daquela unidade de saúde, assim como sobre as diligências em curso para assegurar, no concelho de Estarreja, um acesso adequado e contínuo aos cuidados de saúde primários.
“Temos ainda a intenção de agendar uma reunião com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, com o objetivo de obtermos esclarecimentos sobre a situação e acompanhar de forma próxima as soluções que venham a ser adotadas”, adianta Hugo Oliveira.
Os deputados reafirmam o seu compromisso com a defesa do Serviço Nacional de Saúde e com a salvaguarda do direito das populações a cuidados de saúde de qualidade, em especial no âmbito dos cuidados de saúde primários.