
Sónia Fertuzinhos enaltece medidas sociais do atual Governo
A deputada socialista Sónia Fertuzinhos referiu as medidas de apoio social tomadas pelo atual executivo, ao mesmo tempo que se cumpriram os compromissos macroeconómicos de Portugal na União Europeia.
“Face aos resultados, PSD e CDS-PP ficaram completamente perdidos. Neste debate, a direita nem uma palavra disse sobre a revisão da legislação referente a reformas antecipadas”, apontou a deputada eleita pelo círculo de Braga, no debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, onde prometeu que o Governo vai proceder à atualização extraordinária das pensões em agosto.
João Soares, por seu turno, referiu-se ao ceticismo que rodeou a constituição deste Governo minoritário socialista no final de 2015, frisando que, pela sua parte, desde o primeiro momento acreditou na solução. “Na realidade, [João Soares] foi um crente antes dos crentes”, respondeu logo a seguir António Costa, depois de agradecer as palavras do seu ex-ministro da Cultura e antigo presidente da Câmara de Lisboa.
O primeiro-ministro terminou referindo-se ao reforço da confiança dos portugueses em relação às instituições democráticas, citando dados divulgados recentemente pelo Eurobarómetro. “Estivemos anos de mais sem falar entre nós, sem fazer o esforço de resolvermos problemas em conjunto – e até continuamos hoje a ter profundas diferenças identitárias, algumas das quais inultrapassáveis. Mas a verdade é que tem existido sempre – e quero aqui reconhecê-lo perante as lideranças do Bloco de Esquerda, PCP e a direção de “Os Verdes” -, ao longo destes 500 dias, um espirito construtivo e de empenho no sentido de se encontrarem respostas concretas para os problemas herdados e para se evitarem novos problemas”, declarou.