

PS quer mobilidade elétrica mais económica
O deputado Ricardo Pinheiro afirmou hoje que o PS quer “garantir que a eletricidade para a mobilidade elétrica se consiga com um preço mais otimizado e mais económico para os portugueses”.
O coordenador dos socialistas na Comissão de Ambiente e Energia mencionou que, “em 2024, foram vendidos mais de 40 mil carros elétricos em Portugal, o que representa 25% da totalidade de vendas em Portugal”.
Depois de ter ouvido vários intervenientes do setor, o Partido Socialista elaborou um projeto de resolução que simplifica o regime e promove a concorrência na mobilidade elétrica, e concluiu que o objetivo – que deve ser um “desígnio nacional” – é “introduzir mais 20 mil carregadores até ao ano de 2030”, disse.
Para o PS, é essencial “fomentar o aumento dos pontos de carregamento de forma a possibilitar a cobertura a todo o território nacional” e, para tal, “é necessário simplificar o licenciamento do espaço público”, defendeu.
O papel das autarquias no processo de licenciamento também tem de ser valorizado, devendo definir-se “um modelo concorrencial de licenciamento com prazos definidos”, sublinhou Ricardo Pinheiro, defendendo que se deve “clarificar se os pontos de carregamento instalados em parques de estacionamento de estabelecimentos hoteleiros, de restauração ou de retalho alimentar instalados em locais de acesso público devem estar ligados à rede de mobilidade elétrica e acessíveis a todos os utilizadores”.
É igualmente importante conceder-se “uma garantia de origem associada à utilização de carros elétricos”, referiu o socialista, assegurando que não se pode permitir que “um utilizador no mesmo contrato de energia pague em casa, à noite, oito ou nove cêntimos e, num posto, pague 20 cêntimos”.
O deputado do PS defendeu também que nos territórios do interior seja estudada “a criação de uma tarifa específica para carregamentos em territórios do interior com baixa cobertura de transportes públicos”.